O que é SEEG Soluções
O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) é uma iniciativa do Observatório do Clima que compreende a produção de estimativas anuais das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, documentos analíticos sobre a evolução das emissões e um portal na internet para disponibilização de forma simples e clara dos métodos e dados do sistema.
Em 2021 foi lançado o SEEG Municípios, um novo módulo do SEEG no qual é possível saber quanto cada município brasileiro emitiu, e em quais setores: energia, mudança de uso da terra e florestas, agropecuária, processos industriais e tratamento de resíduos. Dentro de cada setor, as emissões são detalhadas em mais de uma centena de fontes emissoras e níveis de informação, cobrindo o período de 2000 a 2018.
Mais do que oferecer aos municípios brasileiros um perfil de suas emissões de forma gratuita e abrangente, é importante que para impulsionar as mudanças que promovam a mitigação das mudanças climática no nível municipal é necessário apresentar de soluções praticas que promovam a redução de emissões e aumento da remoção de gases de efeito estufa ao mesmo tempo que contribuam para o bem estar e o desenvolvimento local.
Assim, o SEEG se propôs a mapear e compilar de maneira didática ações práticas de redução de emissões a nível local, a fim de promover o desenvolvimento sustentável dos cinco setores, instrumentalizando e engajando os atores envolvidos nesse âmbito.
Como foi elaborado o SEEG Soluções
A equipe do SEEG primeiro realizou um pesquisa na literatura e consultou diferentes iniciativas de trabalho com municípios com clima no Brasil e no mundo. A partir disso elencou um conjunto de temas e opções de ações de mitigação.
Em seguida foi realizado uma Oficina de consulta com as equipes técnicas do membros do Observatório do Clima para identificar os principais metadados que deviam constar de cada iniciativa e colher sugestões para ampliar o leque de opções de ações.
Foi então construído a 1a versão do conjunto de ações e submetida a um processo de consulta com especialistas dos cinco setores (energia elétrica, transportes, resíduos, agropecuária, mudança de uso da terra e floresta) e com experiência nas cinco regiões do país. Estas oficinas focaram em três aspectos: i) receber sugestões de incrementos para ações já levantadas, ii) sugestões de novas ações e iii) outras contribuições, que englobam os metadados, apresentação dos dados e referências entre outros.
Após este processo foi realizado uma 2a versão do portfólio de soluções que foi submetido a uma primeira região de parceiros e então foi produzida a versão final com 87 soluções.
Abaixo é possível acessar o relatório das oficinas de consulta para elaboração do SEEG Soluções.